PROGRAMA
EMPREENDER
PROGRAMA
EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Caciopar
segunda, 22 de maio de 2017
53% das empresas fecham em até quatro anos no Brasil
O consultor Marcelo de Oliveira fez uma leitura da atualidade empresarial brasileira sábado durante encontro empresarial da Caciopar na Acipa em Palotina. Ele falou sobre a insolvência de empresas, mas antes ressaltou aspectos da crise e dos efeitos da má gestão no cotidiano dos negócios. No Brasil, 53% das empresas fecham as portas antes dos quatro anos de existência. “E não significa que boa parte das outras que não fecharam estão bem. Muitas estão com problemas e poderão vir a encerrar as suas atividades”, afirmou ele.
Ao contrário de outros consultores, Marcelo diz que crise existe sim e elas precisam ser entendidas. “Reconhecer e entender a crise é um passo importante para definir as estratégias que devem ser adotadas para enfrentar e vencer as dificuldades”. O número de recuperações judiciais está em alta nos últimos anos e o processo traz um cenário de sérias dificuldades à empresa, explicou o consultor. Esse recurso geralmente é empregado pelas maiores e essa condição ocorre apenas depois de inúmeras providências na tentativa de acertar o caixa e buscar o equilíbrio das finanças.
O plano para sair das dificuldades precisa ser aprovado pelos credores e pelo juiz, que protege quem tem a receber e não a empresa. Quando essa situação se instala há várias consequências, como ausência de crédito, falta de capital de giro, alto custo financeiro e baixa autoestima que leva a um clima de tensão. A recuperação judicial não ocorre de uma hora para outra. Ela é resultado de anos de problemas e então, com esse status instalado, é difícil em pouco tempo solucionar pendências geradas durante um longo percurso.
A insolvência resulta de uma série de fatores, como plano ruim de negócios, gestão incompetente, má administração financeira e falta de lucro. O correto, orientou Marcelo, diante de situações de alerta é procurar conhecer a extensão e a gravidade da crise na empresa, buscar especialistas e as ferramentas certas para neutralizá-la. “É preciso fazer diagnóstico, não ter vergonha de dizer que está em dificuldades, fazer um estabelecimento de metas, acompanhar indicadores e promover todos os ajustes necessários para salvar o negócio”, conforme o consultor.
Entre os fatores mais comuns que conduzem a dificuldades nas empresas estão falta de capital de giro, pouco conhecimento, ausência de gerenciamento, pouca mão de obra qualificada, entre outras. Em uma era de tanta concorrência e margens de lucro reduzidas, contar com sistemas de gestão eficientes e orientação especializada é fundamental, diz Marcelo de Oliveira.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Feleite Agro 2025: o retorno que movimentou Matelândia!
ACIMA e Cresol realizam Rodada de Negócios
Na noite da última quinta-feira, 25, a Associação Comercial e Empresarial de Matelândia (ACIMA), em parceria com a Cresol, promoveu a 1ª Rodada de Negócios, reunindo empresários locais em um momento de networking, troca de experiências e fortalecimento do comércio local.
ACIMA e Contabilidade Cataratas promovem treinamento sobre Reforma Tributária com especialista Rômulo Albuquerque
Coletiva de imprensa apresenta mais duas atrações da Feleite Agro 2025 em Matelândia
Curso: Comunicação assertiva aplicada em vendas
ASSOCIADOS
MERCADO DE MADEIRAS
Telefone: (45) 9993-3319
FAZ BEM FARMÁCIA
AV VOLUNTARIOS DA PATRIA
Telefone: (45) 3258-1039
M. S. TERRAPLENAGEM LTDA
AVENIDA PRESIDENTE VARGAS
Telefone:
FLOSCO FRANCO DE CAMARGO
RUA MARECHAL FLORIANO
Telefone:
GAZOLA ODONTOLOGIA
AVENIDA BORGES DE MEDEIROS
Telefone: (45) 3262-3083
Galeria de Fotos
© Copyright 2025 ACIMA. Todos os direitos
reservados.
Desenvolvido por
Zion ACES
ACIMA e os cookies: nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência na navegação. Saiba mais acessando nossa Política de Privacidade .
Data de emissão: 11/10/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
Serviços |
---|