PROGRAMA
EMPREENDER
PROGRAMA
EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Lockdown: É preciso punir os irresponsáveis
sexta, 26 de fevereiro de 2021
Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP) emite manifesto a respeito do lockdown anunciado pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior nesta manhã
A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), entidade que representa mais de 300 Associações Comerciais e cerca de 50 mil empresas,
é contrária ao lockdown decretado hoje em todo o Paraná.
Os empresários não podem pagar pela irresponsabilidade de parte da população que insiste em ignorar as medidas de prevenção. O setor produtivo vem trabalhando com responsabilidade, segurança e não é foco de contaminação.
Um novo lockdown vai gerar desemprego e reduzir a renda das famílias. Muitos empreendimentos vão falir, pois já se encontram em situação de fragilidade devido à lenta recuperação dos fechamentos anteriores. Muitas famílias serão obrigadas a ficar em casa sem ter recursos para necessidades básicas.
A Faciap entende que o poder público poderia trabalhar com medidas restritivas que impeçam aglomerações, como a Lei Seca e o toque de recolher, intensificando a fiscalização para punir os infratores.
O trabalhador e o empresário não devem pagar a conta das aglomerações clandestinas que, em sua grande maioria, ocorrem em horários alternativos aos do setor produtivo. Se existem donos de bares, restaurantes e cultos religiosos que promovem aglomerações e contribuem para espalhar o vírus, que sejam também punidos. Este ônus não deve cair sobre quem luta para preservar a vida e trabalhar com segurança.
É preciso ampliar a fiscalização, aumentar a quantidade de leitos hospitalares, intensificar a realização de testes e ter a certeza de que as pessoas infectadas cumpram a quarentena com a disciplina necessária.
A FACIAP lamenta profundamente as mortes provocadas pela pandemia e ressalta que o lockdown não é a saída mais viável, pois abala a economia e contribui pouco para o combate ao vírus. Em muitos casos, prejudica mais do que ajuda.
Imunizar a população é uma medida emergencial e deve ser tratada como prioridade. Cabe ao Governo Federal atuar com mais eficiência e agilidade para que a vacinação chegue o mais rápido possível a todos.
O setor produtivo precisa continuar em funcionamento, contribuindo para a nossa sociedade com a responsabilidade e seriedade de sempre.
Atenciosamente,
Fernando Moraes
Presidente da Faciap
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Comércio Local terá horário especial a partir desta quarta-feira, 17 de dezembro
ACIMA realiza tradicional Carreata de Natal neste domingo (21)
ACIMA abre as portas da Encantadora Casa do Papai Noel!
Venha Viver a Magia do Natal!
Caravana da CACIOPAR realiza imersão em ecossistema de inovação de Joaçaba e destaca força do associativismo regional
A comitiva percorreu, durante três dias, iniciativas de inovação, educação e empreendedorismo que transformam Joaçaba e região em um dos ecossistemas mais relevantes do interior de Santa Catarina.
Queima de Estoque do Núcleo do Comércio movimenta Matelândia em três dias de evento
ASSOCIADOS
TRANSPORTES LEGURI
RUA PADRE ANTÃO
Telefone:
MARCOS MISTURINI
AVENIDA PARANA
Telefone:
INFOTEC MATELANDIA
AV TANCREDO NEVES
Telefone: (45) 9915-3672
MARIO LUIZ AMPESSAN
LINHA RIO XAXIM
Telefone:
TOP JEANS
R rui barbosa
Telefone: (45) 9913-9651
Galeria de Fotos
© Copyright 2026 ACIMA. Todos os direitos
reservados.
Desenvolvido por
Zion ACES
ACIMA e os cookies: nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência na navegação. Saiba mais acessando nossa Política de Privacidade .
|
Data de emissão: 11/01/2026 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
| Serviços |
|---|